Perfil Financeiro e Relacionamentos

0
168

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Na nossa sociedade o tema finanças, para muitas pessoas, continua a ser tabu. Falar de dinheiro gera, por vezes, ansiedade, um ligeiro desconforto e pensamentos negativos que despoletam crenças do género “dinheiro não cai das árvores”. Contudo, dinheiro faz parte do nosso dia-a-dia e é a moeda de troca para os bens de consumo que precisamos para viver.

Uma das grandes causas de desavenças nos relacionamentos é nada mais nada menos do que: a situação financeira do casal. Como falar sobre dinheiro é tabu, quando se chega ao tema já se entra no modo “discussão”. É importante, essencial e obrigatório conversar-se sobre o dinheiro numa fase inicial do relacionamento e perceber qual o perfil financeiro de ambos por forma a entender como podem conviver em conjunto de forma a alcançarem a prosperidade financeira.

Apresento os quatro tipos de perfis financeiros principais, a ideia é entender em qual dos perfis te enquadras:
Tipos de perfil financeiro
1.Poupador – Tem a tendência para preocupar-se muito com o futuro e esquecer-se de viver o presente. Apesar de ter sempre dinheiro guardado tem muita dificuldade em fazer investimentos.
2.Gastador – Vive o agora porque só existe o agora. Apesar de disfrutar do dinheiro também aproveita todas as oportunidades para gastar mesmo não sendo necessário e tem tendência em endividar-se.
3.Doador – Sempre disposto a ajudar dá sempre que pode sem muitas vezes, pensar nos seus próprios interesses. Tem a dificuldade em dizer não e pode esgotar as suas reservas.
4.Planejador – Pensa no futuro como o poupador, mas tem objetivos específicos e aplica estratégias para os atingir. Sabe exatamente quanto entra e quanto sai. Contudo tem dificuldade quando algo abala os seus planos e é necessário o reajuste.

Ao identificares-te com um dos perfis há que perceber que podes alterar o teu comportamento. O ideal será um balanço entre os vários perfis: devemos viver o presente, com alguma atenção com o futuro, ajudando sempre que se pode e planeando para atingirmos os nossos objetivos.

Agora vamos analisar casais com diferentes perfis financeiros:
Artigo 2. Qual o perfil financeiro do Casal?
1.Poupador vs. Gastador – Um quer poupar, outro quer gastar. A solução será estabelecer objetivos e o gastador aprender a poupar assim como o poupador aprender a apreciar um pouco mais o dia-a-dia.
2.Poupador vs. Doador – Um quer poupar e outro dar tudo o que se poupa. Há que se encontrar um balanço e fazer um orçamento que satisfaça ambos.
3.Poupador vs. Planejador – Um quer poupar e outro sabe planear. Sucesso financeiro garantido.
4.Gastador vs. Doador – Um quer gastar e outro quer dar. Este relacionamento gera o caos financeiro nas finanças do casal. Há que adotar um planeamento financeiro e cumprir o orçamento estabelecido.
5.Gastador vs. Planejador – Um quer gastar e outro quer planear. O planejador terá de tomar controlo sobre as finanças e, ser criativo no planeamento de forma a limitar os gastos do casal.
6.Doador vs. Planejador – Um quer dar e outro planear. Incluir um orçamento para “doações” pode ser a melhor forma do planejador controlar as finanças do casal.

É evidente que não se escolhe parceiro devido ao tipo de perfil financeiro, mas a tomada de consciência é o primeiro passo para a mudança e quanto mais se conversar e agir por forma a encontrar um equilíbrio maior será a possibilidade de sucesso.

Conversar sobre finanças é tão importante quanto demonstrações de afeto e de carinho. Para além disso relembro que continua a ser importante cuidares de ti para que possas cuidar dos outros: máscaras, distância de segurança e lavagem frequente das mãos sempre que for necessário e fizer sentido. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here