Pharell Williams, o percurso do novo director criativo da Louis Vuitton

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Pharell Williams

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Após o falecimento de Virgil Abloh (VA), de 41 anos, no final de 2021, o cargo de director criativo de moda masculina da Louis Vuitton (LV) estava por preencher. Pharell Williams (PW), de 49 anos, músico, compositor e empresário, foi nomeado o sucessor de Virgil Abloh no dia 14 de Fevereiro e é agora o novo director criativo de moda masculina da LV com efeitos imediatos, onde irá apresentar a sua primeira coleção já na semana de moda de Paris a acontecer no mês de Junho deste ano.

Virgil Abloh foi uma das maiores apostas da LV nos últimos tempos, pois revigorou todo o conceito da marca, implementou uma combinação dinâmica de cores, trouxe uma fusão entre universos opostos como a arte, os desportos de rua, o hip hop e a moda. VA foi o responsável por introduzir o streetwear no mercado de luxo. E com isso trouxe um novo olhar para a marca e, consequentemente, clientes diferenciados.

Pharell Williams tem uma bagagem diferente de VA no que diz respeito ao seu percurso de vida relacionado com a moda, mas a visão é muito semelhante. O contacto de PW com o mundo da moda tem sido através de colaborações com algumas marcas como a Tiffany, Adidas, Moncler e até mesmo situações pontuais com a LV; é co-proprietário da marca de streetwear Human Race (em parceria com Nigo – director criativo da Kenzo); fundou também marcas de streetwear Billionaire Boys Club e Ice Cream; é co-proprietário da G-Star Raw Denim. Ele é também embaixador da Chanel há 9 anos e participou no desfile, Métiers d´Art em Dakar, da mesma marca.

Quando se apresenta ao público, PW não passa despercebido, pois a sua criatividade é notória: um estilo muito peculiar e vanguardista, com uma visão fora do comum e por isso consegue destacar-se dos demais, permitindo-lhe, assim, colaborações com as marcas anteriormente mencionadas, onde ele é um agregado de valor trazendo sempre uma nova abordagem com a fusão do seu estilo próprio ao conceito das marcas que colabora.

A nomeação de PW vem na sequência da marca LV em querer dar continuidade ao legado de VA ao combinar a moda com a arte e a música, a repaginar o mercado de luxo com o streetstyle e a agregar um pouco da sua personalidade e estilo maximalista. A sua nomeação leva também em conta o facto de ser uma figura pública conceituada e com um número considerável de seguidores nas suas redes sociais, mais de 14 milhões.

Pharell Williams não é designer de moda como foi Virgil Abloh. Como vimos anteriormente, a sua experiência baseia-se nas participações enquanto visionário e criativo. Mesmo para a LV, a sua missão estará mais direcionada para a curadoria. Podemos considerar isto como uma chamada de atenção de que as marcas hoje em dia apostam mais na capacidade de inovação de um profissional do que propriamente nas suas qualificações académicas. Atualmente as pessoas mais bem sucedidas são aquelas que conseguem pensar fora da caixa, ter fortes habilidades de comunicação verbal e não verbal (através da sua imagem e posicionamento) e a capacidade de influência positiva junto do publico em geral.

Pharell Williams é o segundo homem negro a ocupar este cargo numa marca de luxo, mostrando assim que o reconhecimento das valências estão cada vez a serem comuns. Um dos grandes exemplos disso foi a Chanel ter realizado, pela primeira vez, um desfile no Dakar em Dezembro de 2022, pois sabemos que eles só estão onde sabem que existem um grande potencial.

Cada vez mais a representatividade a revelar que todos os lugares são possíveis e alcançáveis. (X)

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