A Polícia Marítima de Olhão detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais, “provavelmente vindos do Norte de África”, disse André Morais, comandante da Polícia Marítima de Olhão, distrito de Faro, citado pela agência Lusa.
A embarcação de madeira foi detetada cerca das 4.30 horas e a bordo estavam 11 homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos, que “foram levados para o comando da Polícia Marítima de Olhão para tentativa de identificação e serão entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras” (SEF).
Segundo fonte deste organismo, os imigrantes ilegais não têm documentos e serão ainda hoje ouvidos por um intérprete SEF.
A mesma fonte adiantou à agência Lusa que os 11 homens falam “muito pouco francês” e que só depois de o SEF avaliar toda a situação destas pessoas é que será tomada uma decisão.
O comandante do porto de Olhão explicou que três dos 11 homens foram encaminhados para o Hospital de Faro “para despistar eventuais problemas de saúde”, pois apresentavam dores abdominais.
Um dos homens tinha ainda um traumatismo numa perna, que pode ter resultado de alguma queda durante a viagem, adiantou a fonte.
Este é o segundo caso registado em Portugal, depois de, em dezembro, oito jovens de nacionalidade marroquina terem sido intercetados pela Polícia Marítima numa praia em Monte Gordo, no Algarve. (Redação e Lusa)