Portugal em 1.º lugar no Índice de Aceitação de Pessoas Migrantes entre países da União Europeia – estudo

0
73

Um estudo do Centro de Pesquisa Gallup refere que Portugal ocupa a primeira posição no Índice de Aceitação de pessoas migrantes que entram na União Europeia e que, desde 2010, o país registou uma evolução de 17% nesse campo, a maior entre os 28 Estados-membros comunitários.

O Índice de Aceitação de Migrantes procura investigar os sentimentos das pessoas em relação às pessoas migrantes, tendo o objetivo central de dar uma visão geral de como as pessoas em todo o mundo observam a integração das pessoas migrantes nas suas comunidades.

De acordo com uma nota do Alto Comissariado para as Migrações, que cita uma pesquisa do Centro de Pesquisa Gallup, lançada este mês, “Portugal afirma-se como o país que mais tem evoluído positivamente, assinalando um acréscimo de + 17% face a 2010, distanciando-se (deste modo) da Dinamarca e Irlanda, que apontam para uma alteração menos relevante, ainda que positiva (+7% e +2%, respetivamente)”.

Os dados baseados no estudo feito ​​pela empresa Gallup, Centro ligado à consultoria e análise global, dão conta de que, a nível mundial, “mais da metade dos/as inquiridos/as (54%), em 143 países pesquisados ​​pelo Gallup, considera as suas cidades ou comunidades bons lugares para acolher pessoas migrantes, um resultado que marca posição em relação ao obtido em 2010 (47%)”.

Segundo a pesquisa da Gallup, os resultados sobre o Índice de Aceitação de Pessoas Migrantes “variam entre 17%, na Hungria, a 90% do Canadá, com Portugal a registar 87%, o valor mais elevado entre os países da União Europeia”.

A empresa norte-americana de pesquisa de opinião Gallup opera em 30 centros regionais e recolhe informações em mais de 160 países, com o objetivo central de produzir análises de impacto dentro das mais variadas áreas.

Um estudo idêntico divulgado no ano passado pela organização InterNations, uma rede global de informação sobre imigração, também colocou Portugal em primeiro lugar, entre 65 países, como o mais simpático do mundo no acolhimento a imigrantes.
(MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here