Portugal já emite vistos aos estrangeiros pela Internet

0
484
Através do telemóvel também já se pode fazer a tramitação documental dos pedidos de visto

Os cidadãos estrangeiros já podem pedir visto pela Internet para entrar em Portugal, através da plataforma e-Visa, um serviço digital que esta semana passou a estar disponível em cinco línguas:o português, inglês, francês, ucraniano e russo.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pela secretaria de Estado das Comunidades de Portugal num comunicado em que fala da simplificação dos procedimentos relativos aos pedidos de vistos para entrar no território português.

“Com a introdução do e-Visa, os pedidos de visto e o envio dos documentos necessários para o tratamento do pedido passam a poder ser feitos por via eletrónica”, indica uma nota daquele organismo do Ministério dos Negócios Estrangeiros de portugal, a que o jornal É@GORA teve acesso.

Através de um código pessoal de acesso,
os requerentes têm, entre as novas funcionalidades da plataforma, a possibilidade de fazer o acompanhamento online das informações relacionadas com o seu processo, que se desdobra em quatro fases: “pedido registado”, “pedido em análise”, “pedido deferido ou indeferido” e “visto emitido”.

Desta forma, o Governo português centraliza os documentos com informações relacionadas com os pedidos de visto
numa plataforma que dá a possibilidade de os usuários fazerem a submissão, consulta e pedido de receção do visto, assinala o comunicado da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Segundo a nota, a plataforma e-Visa “continuará a ser desenvolvida tendo em vista a inclusão, no futuro, da possibilidade de pagamento da taxa administrativa para a tramitação do pedido”.

Disponível no Portal das Comunidades e no Portal dos Vistos, a plataforma e-VISA, “é uma das novas valências do Novo Modelo de Gestão Consular do Ministérios dos Negócios Estrangeiros e dá continuidade ao esforço de digitalização de toda a tramitação documental dos pedidos de visto”, esclarece a nota. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here