PR angolano vence Prémio José Aparecido de Oliveira pelo “contributo ímpar” em prol do Acordo da CPLP

0
181
Presidente angolano Joao Lourenco (Esq.) e português Marcelo Rebelo de Sousa (Dir.) brindando num hotel em Lisboa, em 2018. FOTO: EPA/ANTONIO COTRIM

Manuel Matola

O Presidente angolano, João Lourenço, acaba de ser agraciado com o Prémio José Aparecido de Oliveira pelo “contributo ímpar” para a projeção internacional da CPLP, especialmente para a implementação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, anunciou hoje a organização lusófona.

“O júri reconheceu o contributo ímpar para a projeção internacional da CPLP, especialmente para a implementação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP; a criação do novo objetivo geral da CPLP, de cooperação económica; e a integração dos princípios da representatividade e da igualdade de género nos Estatutos da Organização”, indica uma nota da CPLP onde se anuncia a atribuição do prémio a João Lourenço, presidente em exercício da CPLP.

A distinção foi decidida por aclamação pelo júri, constituído pelos Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, que a 15 de maio de 2023 se reuniram e “enalteceram, também, o percurso profissional [de João Lourenço] na defesa das causas públicas e a liderança de processos regionais do continente africano”.

Segundo o mesmo comunicado, o prémio será entregue ao atual Presidente da República de Angola em cerimónia pública e solene, a ser realizada à margem da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para decorrer em 27 de agosto de 2023, em São Tomé e Príncipe.

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

O Prémio

Os candidatos ao “Prémio José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP, segundo as regras da atribuição.

Os agraciados com esta distinção nas edições anteriores foram:
2021 – Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa
2018 – António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU);
2016 – Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa; Carlos Lopes, antigo Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África; e Lauro Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto à CPLP (ex-aequo);
2014 – Kay Rala Xanana Gusmão, antigo Presidente de Timor-Leste e a Igreja Católica Timorense – Centro Episcopal de Timor-Leste (ex-aequo);
2012 – Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here