PR português diz que “é estúpido” uma sociedade afirmar que não pode aceitar a migração

0
226
Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que “é estúpido” uma sociedade afirmar que não pode aceitar a migração e permita que a população reaja de forma xenófoba à mobilidade das pessoas só porque “não quer mudar”.

Discursando perante uma plateia de estudantes universitários de vários países que participam na Academia Europeia de Inovação, que decorre no Centro de Congressos do Estoril, Marcelo Rebelo de Sousa apontou as “alterações climáticas, a revolução digital, disrupção nas estruturas do mercado de trabalho tradicionais e migrações” como alguns dos desafios que as novas gerações irão enfrentar proximamente.

Sobre as migrações, lembrou que “estas realidades socioeconómicas existem, de facto”, com mais rapidez do que antigamente, e exigem como resposta a criação de “condições para o desenvolvimento sustentado em países que não as têm”.

“E quando uma sociedade está a envelhecer, precisa de introduzir fatores de juventude. É impossível para uma sociedade assim dizer: não, não podemos aceitar as migrações. É estúpido. Significa que vamos morrer a fechar fronteiras, reagindo de forma muito xenófoba e híper nacionalista, porque não queremos mudar, com gerações mais jovens, novas ideias”, afirmou.

O discurso de Marcelo Rebelo de Sousa perante alunos de universidades mundiais de topo, muitos dos quais provenientes dos Estados Unidos da América, é feito numa altura em que o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a operação anti-imigração que pode resultar na detenção de cerca de dois mil imigrantes sem documentos em pelo menos uma dezena de cidades nos Estados Unidos da América e o tema imigração está a tornar-se cada vez mais também o principal foco da Europa e das Nações Unidas. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here