Proatividade: O que é e como posso ser proativo?

0
92

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Proatividade. O que é e como se caracteriza? O dicionário diz-nos que a proatividade é a capacidade de criar, ou controlar uma situação em vez de responder à mesma após esta ter acontecido. O que significa isto na nossa terminologia corrente?: A proatividade é a capacidade de fazer acontecer.
Temos a tendência para sermos reativos. Ficamos “sentados” à espera de que as coisas aconteçam e respondemos, a maior parte das vezes, de forma negativa. Ou seja, reclamamos que certas coisas só nos acontecem a nós, que nunca nada de bom acontece… Se nada acontece é porque não fazemos acontecer.

É importante, essencial e obrigatório fazermos acontecer. No Guia Prático da Proatividade enumero dez dicas que nos permitem ser mais proativos.

Por hoje, deixo-vos três dicas igualmente importantes, essenciais e obrigatórias:

Dica 1 – Ama aquilo que fazes
Como é que amar o que faço influencia a proatividade? Está tudo relacionado! Quando amo o que faço tenho vontade de fazer mais e mais, e mais. Amar aquilo que fazemos é muito simples, basta aprendermos a apreciar o que temos. Devemos tentar olhar sempre para o lado positivo das coisas. Quando reclamamos do que não temos e do que não acontece, recebemos mais do mesmo. Portanto, se apreciamos mais o que temos, teremos a vontade para receber mais coisas que apreciamos e teremos a iniciativa para o fazer.

Dica 2 – Toma a iniciativa
Dizem que quem espera sempre alcança… Não é bem assim. A verdade é que “Quem espera, age e prepara-se para receber sempre alcança”. A capacidade de tomar a iniciativa é uma das características de pessoas proativas. Para tomarmos a iniciativa temos de ter a coragem para dar o primeiro passo. Como? Vou usar mais um ditado: “Quem não chora não mama”. Ou seja, basta pensarmos que o não é garantido. Se o não é garantido porque não avançar e procurar um sim?

Dica 3 – Sai da tua zona de conforto
Se ficares exatamente onde estás, por mais confortável que estejas, não vais a lado nenhum. Há que ter a capacidade de sair da zona de conforto. Dar o primeiro passo em direção ao desconhecido. Muitos de nós está confortável no desconforto. Não devemos ter medo de nos desafiarmos, de querermos ir mais além. Por vezes, primeiro temos de entrar no quarto escuro para podermos acender a luz.

A minha questão é: o que podes fazer para aumentares a tua proatividade? Sabes o que gostas de fazer? Em que áreas da tua vida tens, neste momento, a oportunidade de tomares a iniciativa? Qual o passo que deves dar para saires da tua zona de conforto? Desafio-te a responderes a estas questões de forma proativa.

E neste preciso momento como podes ser proativo? Coloca a máscara, mantém as distâncias de segurança, mantém uma higiene cuidada e a lava frequentemente as mãos. Aqui, na prevenção começa a proatividade. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here