Quem somos nós pós Covid-19?

0
366
Após a eclosão da pandemia, a ideia era que a mesma nos fizesse reinventar o mundo exterior

Adelaide Miranda
(Escritora, Engenheira, Empreendedora)
Autoconhecimento. O autoconhecimento é das minhas grandes paixões. Para mim é o remédio que o mundo necessita para curar todos os males. Sabendo quem somos, temos os ingredientes para aumentar a autoestima e o amor próprio. E quem se ama, não tem como não amar o próximo… Quem tem amor dentro de si, só tem amor para dar… E quem tem amor para dar, não tem como discriminar o outro, não tem como magoar o outro, não tem como.

Vira o disco e toca o mesmo, e volto a dizer que é importante, essencial e obrigatório: conhecermo-nos a nós mesmos. Somos seres em constante mudança, somos resultados das experiências que vivemos diariamente e as grandes crises têm uma maior tendência para moldar a nossa personalidade. Então, a grande questão que colocamos é a seguinte: Somos protagonistas no filme Covid-19, E@agora quem somos nós?

De quem forma a pandemia Covid-19 tem impactado a nossa personalidade? Quem somos nós pós Covid-19? Não posso responder por todos, mas posso responder por mim e por várias pessoas a quem tenho feito esta questão: somos pessoas mais conscientes do nosso valor e do valor das pessoas à nossa volta.

Esta pandemia serviu para percebermos que a maior parte das coisas pelas quais sacrificamos o nosso tempo não tem, na realidade, o grau de importância que pensamos ter. Durante meses, os carros ficaram parados à porta, a maioria das roupas ganharam mofo nos guarda-fatos, as casas de férias ficaram às moscas… E, o mais incrível é que não sentimos tanta falta como pensamos que iriamos sentir.

O que nos fez falta foram os abraços, os convívios entre amigos e família… O que realmente fez falta foi o contacto humano, o calor humano…

Então quem somos nós pós Covid-19? Somos seres mais conscientes do valor da humanidade. Somos seres mais conscientes da necessidade de espalhar amor e passar tempo de qualidade com as pessoas que mais amamos. Somos seres mais conscientes que Conversas da Vida com pessoas que nos rodeiam acrescentam muito mais valor do que a compra de um bem material.

Na rúbrica Conversas da Vida, de segunda a sábado no meu canal do Instagram, constatei que as partilhas entre seres humanos são a melhor forma de aprendizagem. Aprendermos uns com os outros, partilharmos uns com os outros as nossas experiências de vida e percebermos o nosso valor através de outras histórias de vida. Ao percebermos que temos a capacidade de fazermos o que queremos desde que acreditemos e trabalhemos para isso, percebemos que somos seres únicos e especiais e aumentamos a nossa autoestima.

Ao aumentarmos a nossa autoestima teremos mais coragem para superar os nossos medos, para corrermos atrás dos nossos sonhos, e teremos mais resiliência e paciência.

Insisto: Quem somos nós pós Covid-19? Somos pessoas com uma enorme capacidade de mudar o mundo, somos pessoas com a capacidade de criar novas oportunidades e reinventar o nosso mundo e, obviamente, reinventar o mundo exterior.

Contudo, para podermos ter a capacidade de reinventar o mundo, convém que nos mantenhamos seguros da forma que já nos é habitual: máscaras e distâncias de segurança.

Lembrem-se que ao cuidarem de vocês, estarão também a cuidar dos vossos. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here