Regresso às aulas: Desapegue o seu filho!

0
138

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Continuamos no mês do início das aulas. Novas regras, novos hábitos, novas rotinas… Passado tantos meses fora das salas de aulas, está na altura de regressar. Levam-se as crianças à escola e espera-se que o dia passe sem ocorrências. Esse é o novo dia-a-dia dos pais.

Contudo, para alguns pais, para além do início das aulas é também o ano de transição da escola primária para a escola preparatória. Qual a agravante? A necessidade de desapego. Os nossos bebés já não são bebés nem meninos ou meninas que precisam de ser levados ao colo até à escola.

Iniciam-se as vergonhas na hora de despedir, em que dar um beijo à frente dos colegas é considerado sacrilégio. E, iniciam-se também as exigências para irem para a escola sozinhos.

Com tanto a acontecer à nossa volta, temos ainda de nos adaptar à nova realidade de que os nossos filhos podem, realmente, ir para a escola sozinhos. É importante, essencial e obrigatório adaptarmos à realidade de que os nossos filhos são do mundo. E, agora? Como podem as “mães galinha” e os “pais galo” sentirem-se à vontade para deixarem os filhos seguirem o seu caminho, até à escola. Por enquanto, só até à escola, não se assustem.

Aprender a desapagar é essencial para que os pais possam gerir os níveis de ansiedade. Contudo, a melhor forma de desapego relativamente às viagens desacompanhadas até à escola reside na preparação.

Deixo-vos três dicas que achei importantes, essenciais e obrigatórias nesta transição

Dica 1 – Ensinar as Tarefas Matinais
Devemos permitir que os nossos filhos criem uma rotina matinal. A independência ganha-se não só com a idade, mas também com a capacidade de resolverem as coisas sozinhos. Devem ser capazes de preparar a mala da escola, ser responsáveis pelas roupas que vão utilizar e preparar o próprio pequeno almoço. Estas atividades vão permitir aos pais observarem se os filhos estão preparados e também aos filhos irão dar um maior sentido de independência.

Dica 2 – Fazer a Viagem Juntos
Não há nada melhor do que preparação. Nas primeiras semanas, ou antes da escola começar devemos fazer o caminho juntamente com os nossos filhos. Desta forma eles familiarizam-se com o trajeto, com os sinais de trânsito (se existirem), e sentir-se-ão mais confortáveis a fazer a viagem sozinhos.

Dica 3 – Não Esquecer os Lembretes
É importante, essencial e obrigatório estabelecermos as regras de andar sozinhos na rua. Por mais que pensemos que estas são de conhecimento geral, há que lembrar que para eles será uma situação nova. Os próximos lembretes servem de apoio:

• Usar a mesma rota todos os dias e evitar atalhos em áreas arborizadas, parques de estacionamento ou becos;
• carregar as mochilas e bolsas junto ao corpo;
• colocar a carteira no bolso interno da calça ou no bolso da frente da calça, não no bolso traseiro;
• não usar sapatos ou roupas que restrinjam os movimentos;
• atravessar as ruas apenas em pontos seguros (ou seja, em cruzamentos de zebra), nunca entre nas ruas entre os carros estacionados ou por trás de arbustos;
• Olhar sempre para os dois lados antes de atravessar a rua. “Pare. Escute. Olhe.”;
• Andar – não correr – em cruzamentos, e somente quando o homem estiver verde;
• Mudar de direção ou atravessar a rua se acharem que alguém os está a seguir ou se por algum motivo se sentirem inseguros. Caminhar em direção a uma loja aberta, restaurante ou gritar por ajuda;
• Estar ciente de estranhos. Se um estranho se aproximar, contar a um professor ou outro adulto de confiança.

Por mais que nos tentemos preparar, a realidade é que como pais, raramente estamos preparados. Devemos entender que é um passo importante para os nossos filhos e que faz parte do crescimento.

O essencial é estarem preparados e o nosso papel, como pais, é realmente fornecermos as ferramentas que eles precisam, e… Aprender a confiar. Acreditar que as mensagens que fomos passando durante os anos ficaram retidas.

Antes de saírem para a escola, para além de tudo o que foi mencionado anteriormente há que garantir que na mochila carreguem sempre com eles: álcool gel e a máscara. O resto? Cumprir as regras da escola e sempre que possível as distâncias de segurança. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here