Regresso às Aulas

0
77

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Acabou-se o que era doce e estamos às portas de regressar à rotina. Começam a preparar-se as mochilas e o material escolar faz parte do cardápio. Existe a tendência para enchermos os cestos de compras com tudo o que encontramos, até porque tudo é importante, essencial e obrigatório… Só que não.

Não funciona assim e não deve funcionar assim. As compras do regresso à escola devem ser feitas de forma pensada e muito bem planeadas. Caso contrário corremos o risco de gastar acima das nossas possibilidades e, pior, nem comprarmos os materiais que realmente precisamos.

Assim, sinto que hoje devo trazer-te algumas dicas para poupar o teu bolso neste regresso às aulas.

São dicas simples e fáceis de se colocar em prática:

Dica 1 – Lembrar que desejos não são necessidades
Começo com esta dica porque sei bem como pode ser “complicado” definir o que é realmente necessário. Principalmente quando nos vemos no meio do corredor do hipermercado com tanto material escolar à escolha, cheio de cores e de diferentes tamanhos e formatos. Se a “budget” está curta há que entender que a necessidade é um estojo e não um estojo cheio de corações ou com desenhos do Fortnite. O que quero dizer com isso? Define o que é realmente necessário, só por aqui os custos reduzem-se a quase 50%

Dica 2 – Faz um inventário do que tens em casa
Sim. Isso, mesmo. Antes de irem às compras há que atacar o armário, a estante, a mochila do ano passado, o que for.. Há que perceber o que temos e o que pode ser utilizado. Sei bem o quão bem sabe ter material novo, mas quem não tem não deve inventar modas. Estamos a falar de contenção de custos, portanto assim terá de ser.

Dica 3 – Faz uma lista do que realmente precisas comprar
Certíssimo. Comprar com lista ajuda a manter o foco no que é necessário. Convém até que as compras sejam feitas online, eu sou apologista do “longe da vista, longe do coração”. A tentação que existe nos hipermercados com tanto material “convidativo” é algo que eu gosto de evitar. Não tem como não sair de lá com mais do que precisamos após várias conversas internas para racionalizar e justificar uma compra que não é necessária. Comprar online facilita.

Dica 4 – Reciclar Livros
Sabe bem ter livros novos, mas existe a possibilidade de adquirirmos os livros em segunda mão.
Questionar entre amigos e conhecidos quem tem os livros que estão na lista e aproveitar. Existe uma tendência para sentir que é uma vergonha utilizar um livro usado, vergonha é ter uma oportunidade de poupar e não o fazer. Vou ficar por aqui. Sinto que estas dicas são suficientes. Como Life Coach de Alta Performance gosto de trazer-te questões práticas da vida, de tempos em tempos, e sinto que este tema era mais do que importante, essencial e obrigatório ser abordado.

Não te esqueças de acrescentar na lista de compras o álcool gel e as máscaras. Os tempos mudaram, o ditado diz “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, por aqui dizemos “mudam-se os tempos e compram-se máscaras”. Cuida de ti e dos outros à tua volta. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here