Roland Garros Fashion Show

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Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Decorre neste momento a renomada competição internacional de Ténis, Roland Garros, em Paris.
Aliás, a final será já no próximo domingo, dia 5 de Junho.

Durante os matches tem sido notório e bastante comentado a indumentária dos jogadores. Fala-se muito em roupas chamativas, tanto pelo design como pelas cores.
As cores fortes, como já referi em artigos anteriores, são a tendência do momento e, apesar de acharmos que é apenas uma atividade desportiva, os jogadores têm assessoria de imagem para os aconselhar nas suas aparições. O Ténis é um desporto de elite, os seus jogadores recebem um tratamento de alto nível e o cuidado com a sua imagem é de grande importância.

A assessoria de imagem que os apoia não só permite que acompanhem as tendências atuais em colaboração com seus patrocinadores, como também devem respeitar acima de tudo as regras exigidas nas competições e, principalmente, respeitar a personalidade/individualidade de cada um.

A moda é uma ferramenta de expressão e comunicação. Também no desporto como em qualquer área, os equipamentos servem para identificar. Através deles não precisamos que nos digam a qual pertencem, pois percebemos a mensagem pelo código que nos é transmitido pela roupa. No caso do ténis, em especial nesta competição e que os jogadores atuam individualmente, não há necessidade de identificar uma equipa.

Em outros artigos sobre o desfile de moda no Roland Garros dentro dos courts onde falam de roupas chamativas, eu chamo de posicionamento da sua imagem e marca pessoal, a expressão da individualidade de cada um deles. Como disse a moda é uma forma de expressão, principalmente expressão daquilo que somos.
Tomei a liberdade de descrever a personalidade de cada jogador/a, de acordo com a sua indumentária nos jogos e tive o cuidado de confirmar através de suas páginas pessoais para comparar com o que vestem fora dos campos e passo a partilhar:

Cori Gauff: Usou a saia em tule, que representa uma teenager. Apesar de ser muito forte em campo é ainda uma menina e isso ela transmita através da sua roupa e postura.
Benoit Paire: Usou um conjunto laranja que representa energia e dinamismo. Ele é jogador com uma presença forte no campo mas emocionalmente instável.
Kwon Soon-woo: Um jovem ainda imaturo. A cor rosa representa isso, infantilidade.
Heather Watson: Super feminina. Fora do campo demonstra isso também com as suas peças fluídas e delicadas.

Ilya Ivaska: Um jovem “betinho” que gosta de desportos radicais. A camisa com padrões representa isso mesmo.
Alexei Ponpyrin: Um romântico. A cor rosa claro simboliza isso e na suas redes gosta de partilhar momentos românticos.
Diane Parry: O seu estilo é simples e afastado do feminino. Não usa peças justas e o design é básico.
Karolina Pliskova: Uma mulher madura e sexy. Ela comunica muita sensualidade dentro e fora do campo.

Amanda Anisimova: Jovialidade, romantismo e delicadeza.
Naomi Osaka: Uma mulher de estilo street, descontraído e bastante criativo.
Rafael Nadal: Um jogador maduro, seguro e de estilo clássico.

Engana-se quem pensa que é errado sermos avaliados pelo que vestidos, mas a verdade é que isso acontece inevitavelmente (todos nós avaliamos os outros pela sua imagem). Por mais simples que possa parecer aquilo que vestimos, comunica quem somos. Daí a importância de certificarmos que aquilo que comunicamos através da nossa roupa diz a verdade e o melhor sobre nós.

Todas, mas todas as pessoas que se encontram numa posição de exposição ou de destaque seja nos negócios, na política, na moda, na televisão, cinema, desporto ou na realeza tem assessoria de imagem, uns para simplesmente desviar as atenções, outros chamar mesmo a atenção…mas todos sempre de forma intencional.

Nós, meros plebeus, podemos não ter a necessidade para uma assessoria recorrente, mas temos sempre a possibilidade de fazer uma consultoria de imagem pontual. E algo que devemos ter em mente sempre é sermos intencionais naquilo que comunicamos.

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