Manuel Matola
Pelo menos 1.469 foram barradas a entrada em Portugal desde o passado dia 31 de janeiro, anunciou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que, só nas últimas 24 horas, interveio por oito vezes em vários pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre entre Portugal e Espanha para deter pessoas ou apreender objetos.
“Desde 31 de janeiro, foram já controlados nos 16 pontos de passagem autorizados 226.787 cidadãos, dos quais 1.469 não foram autorizados a entrar no país. No total, foram ainda detetadas 101 medidas cautelares”, indicou em nota o organismo responsável pelo controlo da passagem de cidadãos nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha.
Segundo a polícia migratória portuguesa, as oito operações nos pontos de passagem autorizados (PPA) de Valença, Vila Verde da Raia, Vilar Formoso e Castro Marim “foram possíveis graças à utilização do SEF Mobile, um sistema (…) que permite efetuar o controlo de fronteira de uma forma mais rápida e segura”.
Segundo o comunicado do SEF, no PPA de Valença decorreram três intervenções relacionadas com a apreensão de objetos, em Vila Verde da Raia decorreram igualmente três intervenções relacionadas com a detenção de indivíduos e apreensão de objetos, em Castro Marim e em Vilar Formoso foram detidas duas pessoas procuradas no âmbito de processos judiciais. (MM e Lusa)