SEF: “A qualquer momento” começa notificação de imigrantes com MI de março 2020

1
3013

Manuel Matola

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) garantiu hoje que “a qualquer momento” vai começar a notificar os imigrantes com manifestação de interesse referente ao mês de março e meses subsequentes de 2020, depois de esta segunda-feira dar efetivamente por concluído o trabalho de convocatória de manifestação de interesse relativa a fevereiro.

“A qualquer momento o SEF começa a notificar os cidadãos com o manifestação de interesse de março”, até porque o processo relativo ao mês de “fevereiro terminou efetivamente ontem (segunda-feira)”, disse hoje ao jornal É@GORA fonte da instituição.

O processo de notificação para agendamento abrandou nos últimos dias depois de, nos primeiros dias do corrente mês, o SEF ter iniciado a notificação para agendamento de 15.570 cidadãos estrangeiros com manifestação de interesse dos meses de janeiro e fevereiro de 2020.

Em declarações hoje ao jornal É@GORA, fonte do Serviço considerou que, “felizmente, a solução encontrada” visando à legalização dos imigrantes “está a andar bem”, pelo que o processo “é para continuar” nos atuais moldes mesmo com a entrada em funcionamento – eventualmente em janeiro – da nova Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), que substitui o SEF.

Na semana passada, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto do Parlamento que extingue o SEF, que passa oficialmente a designar-se Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA).

No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou algumas reservas em relação ao documento aprovado pelos deputados que leva à extinção daquele órgão e remeteu a sua apreciação decisiva para posteriores decretos de execução do Governo.

Em declarações ao jornal É@GORA, a fonte da polícia migratória disse que “o trabalho do SEF vai ser exatamente igual, mas na Agência”, que passa a ser responsável pelo processo de legalização dos imigrantes.

A mesma fonte exemplificou com a sua equipa que passará a fazer o mesmo trabalho na nova entidade.

Há dias, o jornal É@GORA questionou o Ministério da Administração Interna (MAI) sobre as implicações desta mudança de extinção do SEF para os imigrantes – se vai ou não afetar o processo de agendamentos -, mas o organismo governamental remeteu a explicação para mais tarde.

Contudo esclareceu que no que respeita à criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo, esta “será feita por decreto-lei e no prazo de 60 dias a contar da data de publicação da presente lei”.

“O Governo dará assim sequência ao processo legislativo para operacionalizar as transferências de competências previstas e para criar a entidade indicada no diploma agora promulgado, assim como a forma como se transferem as restantes competências administrativas”, refere o MAI em resposta enviada ao jornal É@GORA.

De acordo com o MAI, o diploma da Assembleia da República promulgado pelo Presidente da República, que aguarda publicação, concretiza a transferência de competências do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Judiciária.

“Note-se que o procedimento de transição do pessoal da carreira de investigação e fiscalização do SEF para outras Forças de Segurança ou Serviços, assim como dos trabalhadores da carreira geral, salvaguarda o seu direito à carreira. Esta transição – que será operacionalizada em decreto-lei – terá em conta os conteúdos funcionais e a natureza das funções exercidas nos últimos três anos, conforme previsto no diploma agora promulgado”, diz a mesma nota. (MM)

1 COMENTÁRIO

  1. Dear manual

    The notification for the MI made in march 2020 is more slower than Jan and Feb. It is like stopped. We all immigrants are calculating every single day. It should be start arrive from 17th of November, after 10 days from notifiaction of Feb. But it seems the government’s new rule to end SEF has been affecting its pace. Now we all remaining immigrants who are waiting for their turn atleast from 20 months, are frightened again as the SEF has stopped sending notification. We are all waiting to be with our relative and family again. Its feeling like stucking in a prison. Neither we can return nor we stay in this situation.

    Amar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here