SEF ainda a estudar “alternativas viáveis” para responder sobrecarga de chamadas telefónicas em tempo útil

0
570
FOTO: SEF ©

Manuel Matola

O SEF diz estar ainda a estudar “alternativas viáveis” para responder em tempo útil a sobrecarga de chamadas telefónicas que milhares de imigrantes fazem diariamente, sem sucesso, para o Centro de Contacto daquele serviço migratório.

Em resposta a uma pergunta do jornal É@GORA, após o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ter reconhecido “pressão do sistema” perante “uma situação completamente nova” que o Centro de Contacto viveu no último mês, no que respeita ao nível de procura”, as autoridades migratórias portuguesas afirmam que:

“Em relação ao Centro de Contacto, o SEF encontra-se a estudar alternativas viáveis, assentes num modelo de atendimento em canais digitais, com tratamento mais célere, por forma a reduzir consideravelmente o número de chamadores atual”, lê-se na resposta dada pelo órgão que havia registado “uma sobrecarga de chamadas provocada pelo uso de serviços de ‘dialers’ em múltiplos telemóveis e que realizam chamadas em simultâneo”.

“Só no passado dia 17 de outubro, foram realizadas mais de 29 milhões de tentativas de chamadas, entre as 08h00 e as 20h00, a grande maioria com origem em serviços disponíveis na Internet ou em aplicações móveis que permitem remarcação automática e que acabam por sobrecarregar o sistema”, disse anteriormente o SEF.

Na semana passada, os imigrantes foram às ruas protestar contra o problema porque, dizem, até aqui não está totalmente resolvido e numa só voz, exigiram: “Atendam o Telefone!”, um pedido visando um tratamento mais célere dos seus processos de regularização.

Ordem cronológica

De acordo com os dados enviados pelo SEF ao jornal É@GORA, presentemente encontram-se validadas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras as manifestações de interesse submetidas no Portal SAPA até 19 de dezembro de 2020.

Recorde-se que o SEF iniciou, em agosto de 2021, o processo de notificação por ordem cronológica. Desde essa data, já notificou para deslocação a um balcão mais de 120 mil cidadãos estrangeiros.

Adicionalmente, no passado mês de outubro, o “SEF abriu mais 60 mil novas vagas para reagrupamento familiar, concessão e renovação de título de residência, renovação ARI, concessão de título de residência EU, 2ª via, alteração de dados e de credenciais e prorrogação de permanência – estes três últimos assuntos ainda com vagas em aberto”, diz.

Relativamente à emissão de novos títulos de residência, o SEF emitiu, no decorrer deste ano, mais de 113 mil.

No que diz respeito à utilização da funcionalidade de renovação automática, até à data, foram mais de 220 mil os cidadãos estrangeiros a fazê-lo, diz a agência pública que controla as entradas e regularização dos estrangeiros em Portugal. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here