SEF contabiliza 1.737 passageiros britânicos nos aeroportos 72 horas pós-brexit

0
413
FOTO: SEF ©️

Manuel Matola

Pelo menos 1.737 cidadãos britânicos entraram, ou passaram em trânsito por Portugal “sem constrangimento” nos três primeiros dias de 2021, após terminado o período de transição do Brexit a 31 de dezembro, disse hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Nas 72 horas pós-Brexit, houve 72 voos provenientes do Reino Unido transportando passageiros britânicos, mas o SEF garante que não houve registo de constrangimentos no controlo feito nos diferentes Postos de Fronteira portugueses.

“Nos três primeiros dias de 2021, terminado o período de transição do Brexit a 31 de dezembro, foram controlados 1 737 passageiros nacionais do Reino Unido nos diferentes Postos de Fronteira portugueses, num total de 72 voos, sem registo de constrangimentos no controlo de fronteira”, lê-se numa nota das autoridades migratórias portuguesa enviada ao jornal É@GORA.

Discriminando os postos de fronteira, o SEF diz que “o Aeroporto com maior fluxo de passageiros britânicos foi o de Faro, com 688 passageiros, seguido de Lisboa (629), Madeira (240), Porto (177) e Tires (3)”.

Além de medidas adotadas para a contenção de propagação do coronavírus, atualmente vigora o plano determinado pelo Despacho n.º 12727-B/2020, que autoriza o tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para países que não integram a União Europeia ou que não sejam países associados ao Espaço Schengen, como é o caso do Reino Unido.

Mas há exceção para viagens essenciais (por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias) ou destinadas a permitir o trânsito ou a entrada ou saída de Portugal nacionais de países terceiros, entre os quais o Reino Unido, com residência legal em Portugal.

De acordo com dados do Relatório de Imigração Fronteiras e Asilo de 2019, residiam em Portugal 34.358 cidadãos nacionais do Reino Unido. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here