Manuel Matola
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fez buscas a vários domicílios e escritórios de auxílio à imigração ilegal no centro de Lisboa onde um dos membros do grupo que pratica este tipo de crimes foi encontrado com uma arma de fogo ilegal.
A polícia migratória realizou, hoje, na zona de Lisboa, uma operação de cumprimento de mandados judiciais de busca em seis domicílios e em quatro lojas comerciais e escritórios.
Os mandados resultam de uma investigação à prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos, tendo sido, ainda, constituídos arguidos três suspeitos.
Um dos arguidos foi mesmo detido em flagrante delito pela posse de arma de fogo ilegal, que foi apreendida, refere o SEF que aponta as razões: “Em causa está a venda de documentação falsa e fraudulenta, como contratos de trabalho, declarações de entidades empregadoras e comunicação de alegados descontos para a Segurança Social, tendo em vista a regularização de cidadãos estrangeiros que não reúnem os requisitos legais para esse efeito”.
Segundo as autoridades migratórias, a documentação fraudulenta era emitida em nome de várias empresas, registadas por pessoas que os principais suspeitos utilizaram como testas de ferro.
As buscas levaram à apreensão de elementos de prova documentais e informáticos.
Na semana passada, o SEF fez buscas em Mafra e deteve um homem de 29 anos que é sócio-gerente de uma empresa através da qual simulava regularizar imigrantes a troco de elevadas quantias monetárias.
Afinal era tudo fraude, pois boa parte dos imigrantes que conseguiram se regularizar através do arguido residem e trabalham na Bélgica, diz o SEF em nota hoje divulgada.
Segundo a polícia migratória, o indivíduo terá simulado relações de trabalho inexistentes a “largas dezenas” de cidadãos estrangeiros “através da emissão de contratos de trabalho de falso teor, e fazendo registos na Segurança Social e na Autoridade Tributária”.
Um bispo evangélico de uma igreja em Seixal também foi recentemente indiciado de auxílio ilegal dos imigrantes. (MM)