O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a detenção de um dos supostos líderes de uma rede criminosa eslovaca que se dedicava ao tráfico de seres humanos entre as fronteiras da Ucrânia, de Itália e Eslováquia, país para onde deverá ser extraditado para cumprimento de 12 anos de prisão na sequência de um mandado de detenção europeu.
O cidadão estrangeiro era proveniente do Brasil, onde se encontrava há cerca de 12 anos, fugindo à justiça eslovaca.
Mas neste domingo foi detido no Aeroporto de Lisboa quando pretendia viajar com destino a Viena de Áustria, refere uma nota do SEF, a que o jornal É@GORA teve acesso.
De acordo com a polícia migratória, além do alegado membro da rede criminosa eslovaca que se dedicava ao tráfico humano, também foi detido outro cidadão estrangeiro igualmente alvo de mandado de detenção europeu.
“Já na sexta-feira, também no Aeroporto de Lisboa, havia sido detido um cidadão estrangeiro, residente legal em Portugal sob o qual pendia um Mandado de Captura Europeu para efeitos de extradição”, lê-se na nota.
Segundo o SEF, o cidadão que “foi intercetado no controlo de fronteira das partidas quando pretendia viajar com destino à Guiné Bissau” já “era procurado pela justiça espanhola onde deve responder pela prática do crime de trafico de estupefacientes”.
Os dois detidos foram presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa. (MM)