Manuel Matola
O SEF diz que começou, hoje, a notificar cronologicamente os cidadãos estrangeiros com Manifestação de Interesse (MI) até 25 de setembro 2020, cujos “agendamentos vão ser realizados a partir do próximo mês de setembro”, anunciou a instituição ao jornal É@GORA indicando que serão feitas cerca de 15 mil notificações.
Mas ainda não há uma data para os imigrantes com MI a partir de 15 de agosto de 2020.
“Em breve o SEF começará a notificar os cidadãos com manifestação de interesse com data do último trimestre de 2020”, diz a instituição em nota enviada ao jornal É@GORA que tem vindo a questionar sobre o processo de legalização cujo ritmo abrandou há mais de dois meses.
No dia 21 de fevereiro, três dias antes da invasão da Rússia à Ucrânia, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) assegurou que havia começado a convocar os 3.000 imigrantes com MI de 01 a 15 de agosto de 2020. No entanto, desde este período foram atendidos somente os cidadãos com manifestação de interesse correspondentes as primeiras duas semanas do mês de agosto de 2020.
O jornal É@GORA tem vindo a questionar o SEF para saber quando é que os cidadãos abrangidos a partir a 15 de agosto de 2020 vão começar a ser notificados, mas, após vários contactos, hoje as autoridades migratórias portuguesas não deram resposta.
Segundo a instituição responsável pela legalização dos imigrantes em Portugal, “desde o início da adoção deste procedimento, em outubro do ano passado, o SEF notificou já mais de 77 mil cidadãos estrangeiros”.
O processo de legalização tem sido criticado pelos imigrantes e as associações que os defendem, pelo que este foi um dos assuntos revindicado na manifestação do 1º de maio, Dia Mundial do Trabalhador, que se assinalou no domingo. (MM)