SEF já está a notificar imigrantes com Manifestação de Interesse de 2020

2
695
FOTO: SEF ©

Manuel Matola

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) começou a convocar esta quinta-feira os imigrantes com manifestação de interesse de janeiro de 2020, mas o processo vai cobrir todo o primeiro semestre do referido ano por forma a notificar os 37.500 cidadãos estrangeiros com MI feita até ao mês de junho do ano passado.

Vários imigrantes estão a receber as notificações para proceder o agendamento, 24 horas depois de o SEF ter respondido a um conjunto de perguntas feitas pelo jornal É@GORA que quis saber se já havia uma data precisa para o início de marcações de vagas dos imigrantes com manifestações de interesse de 2020.

“Os processos relativos a 2020 foram já analisados pelo Serviço até ao mês de junho – totalizando cerca de 37.500 cidadãos com manifestação de interesse, que vão começar agora a ser notificados”, disse esta quarta-feira a polícia migratória.

Hoje, os visados começaram a ser notificados e são várias as reações – algumas hilariantes – que surgem da parte dos que receberam mensagem das autoridades migratórias. “Venha pra mim logo abril”, escreve uma imigrante que aguarda que o SEF comece a notificar os de MI feita em abril, enquanto outro imigrante responde a um terceiro que demonstra ansiedade endereçando-lhe o seguinte apelo: “Calma. É um mês de cada vez”.

Em finais de setembro, o SEF lançou “mais de 31.300 vagas” relativos a 2019 e assegurou que caso todos os convocados comparecessem ao agendamento poderiam ser atendidas “até ao final de novembro” por forma que seja otimizado o Serviço “face ao crescente número de atendimentos registados” nos últimos tempos.

Mas ao jornal É@GORA na quarta-feira, o SEF deu por concluído essa fase afirmando que “com o fim do processo relativo a 2019 e após o fim do prazo para resposta pelos interessados, a recuperação dos pedidos pendentes – particularmente afetada durante o último ano e meio devido às restrições de funcionamento impostas pela pandemia – anteriores a 2020 encontra-se assim concluída”. (MM)

2 COMENTÁRIOS

  1. Espero que o sef nao pare com os agendamentos,como haviam parado com as aceitacoes de mi.que chegue logo mes de Maio. Obrigado ao jornal e agora e a cip pela luta dos imigrantes

  2. Boa tarde .me chamo patricia sou imigrante tenho todos os documentos até contrato ,estou 3anos aqui espera de ter minha residência até agora so recebo não tenho que espera até quando já foi aceita mas nunca tive oportunidade de me ir quero pode arrumar um trabalho bom já estou ficando doente a espera quero pode fazer curso pode ter meu carro tira minha carteira de carro mas estou com mão amarrada porque . Olhe pelas pessoas que pede para ter direitos igual . Obrigado única forma de falar eu sou mais uma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here