SEF notifica 37.500 imigrantes com manifestação de interesse do 1º semestre de 2020

1
11429
FOTO: SEF ©

Manuel Matola

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) diz que já foram analisados todos os processos relativos ao primeiro semestre de 2020 e que “vão começar agora a ser notificados” os 37.500 imigrantes com manifestação de interesse até ao mês de junho. No entanto, não indica uma data exata para o início das convocatórias.

“Os processos relativos a 2020 foram já analisados pelo Serviço até ao mês de junho – totalizando cerca de 37.500 cidadãos com manifestação de interesse, que vão começar agora a ser notificados”, diz o SEF em resposta a um conjunto de perguntas feitas pelo jornal É@GORA que quis saber se já havia uma data precisa para o início de marcações de vagas dos imigrantes com manifestações de interesse de 2020.

Depois de duas semanas consecutivas a notificar os imigrantes por email, nos últimos dias os serviços migratórios deixaram de enviar mensagens a confirmar os agendamentos de manifestações de interesse (MI) para autorizações de residência relativos a outubro, novembro e dezembro de 2019.

Isso porque, neste processo de 2019, já foram notificados, no total, “21.802 cidadãos com manifestação de interesse. Destes, 9.678 já efetuaram agendamento e 7.130 decidiram pelo cancelamento da sua manifestação de interesse” e “os restantes 4.286” não responderam à convocatória, diz a polícia migratória.

Segundo o SEF, além de já ter notificado “todos os 19.500 cidadãos com manifestação de interesse” relativos a 2019, neste momento está “a decorrer o tempo para resposta e, para aqueles que mantém o interesse, a agendar para outubro e novembro de 2021”.

Questionado sobre qual é o tratamento que se está a dar a quem não se tenha manifestado em tempo útil neste contacto prévio já estabelecido, o SEF responde: “Quanto aos cidadãos que não conseguiram fazer o agendamento no prazo limite de 10 dias, após a notificação do Serviço, tratam-se de situações muito pontuais e serão analisadas pelo SEF”.

Reiterando que os agendamentos de manifestações de interesse para autorizações de residência relativos a 2017 (648) e 2018 (1.654) “já estão concluídos”, as autoridades migratórios dizem que “todos os cidadãos que declararam continuar interessados foram agendados em setembro de 2021”.

Estes integram a lista das “mais de 31.300 vagas” que, no final de setembro, o SEF afirmou que caso comparecessem ao agendamento poderiam ser atendidas “até ao final de novembro” por forma que seja otimizado o Serviço “face ao crescente número de atendimentos registados” nos últimos tempos.

Ao jornal É@GORA, o SEF referiu hoje que “com o fim do processo relativo a 2019 e após o fim do prazo para resposta pelos interessados, a recuperação dos pedidos pendentes – particularmente afetada durante o último ano e meio devido às restrições de funcionamento impostas pela pandemia – anteriores a 2020 encontra-se assim concluída”.

A seguir inicia-se a convocação dos primeiros seis meses de 2020, processo que pode começar a qualquer momento. (MM)

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de saber como eu sei que o meu filho,que fez a manifestação de interesse em 23-10-2022,e a filha dele de 16 anos,ja tem a residencia,e la no sef,disseram que ele pegaria a residencia através da filha,com qual é que eu vou saber ,se ele pode pegar a residencia??

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here