Manuel Matola
O serviço de atendimento telefónico do Centro de Contacto do SEF retomou, hoje, a sua atividade, duas semanas depois de as marcações de agendamento telefónico terem sido suspensas, devido ao registo de casos Covid-19 naquela secção.
Em nota hoje divulgada, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) informa que “este canal para marcação de agendamentos e informações funciona todos os dias úteis, das 08h00 às 20h00, e garante um atendimento telefónico personalizado em 22 línguas: Português, Alemão, Amharic, Árabe, Cazaque, Crioulo de Cabo Verde, Crioulo de São Tomé Príncipe, Espanhol, Francês, Georgiano, Hindi, Húngaro, Inglês, Nepali, Persa, Romeno, Russo, Tigre, Turco, Ucraniano e Uzbeque”.
No passado dia 24 de janeiro, as autoridades migratórias portuguess anunciaram que as marcações de agendamento telefónico pelo Centro de Contacto (CC) seriam temporariamente suspensas, após o SEF ter registado casos Covid-19 naquele departamento.
Por isso, a secção passara a atender apenas via online, através do portal da instituição.
Fonte do SEF disse ao jornal É@GORA que a medida visava “preservar a proteção sanitária dos seus funcionários”.
“Nesse sentido, a Direção Nacional do SEF suspende temporariamente este serviço de marcação de agendamentos que, no entanto, continuará a ser possível realizar online, através do Portal do SEF”, referiu o SEF numa nota.
Questionado se o serviço de email será suficiente para atender os imigrantes em tempo útil, face ao número de solicitações de regularização, a mesma fonte referiu que a suspensão era uma “situação temporária”.
Apesar das medidas de restrições, resultado das medidas sanitárias devido à Covid-19 no ano passado, o SEF havia disponibilizado um sistema de agendamento prévio, através de marcações telefónicas ou marcações online, prestando os seus serviços em diferentes locais de atendimento. (MM)