SEF vai “em breve” notificar MI de 3ºtrimestre de 2020 e cancela “Casa aberta” em Coimbra

0
1862
FOTO: SEF ©

Manuel Matola

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai “em breve” começar a notificar os cidadãos com manifestação de interesse com data do último semestre de 2020, depois de ter concluído as mais de 2.000 notificações dos interessados com manifestação de interesse até 30 de junho 2020.

Em resposta às questões colocadas pelo jornal É@GORA, o SEF garante ter convocado “já todos os interessados com manifestação de interesse até 30 de junho 2020, num total de mais de 2.000 notificações” pelo que “neste caso, os agendamentos estão a ser realizados para julho de 2022”.

“Desde o início da adoção deste procedimento, em outubro do ano passado, o SEF notificou cerca de 70.600 cidadãos estrangeiros”, garante a instituição que controla a entrada de cidadãos estrangeiros em Portugal que, entretanto, continua a ser alvo de reclamações pela demora no processo de legalização dos imigrante, apesar da celeridade imposta nos últimos tempos.

Por isso, o órgão deverá concluir proximamente a contratação de 117 pessoas para resolver o problema da falta de funcionários, na sequência de um concurso aberto no ano passado.

Cancelada “casa aberta” em Coimbra

Na quinta-feira, o SEF anunciou, entretanto, sem qualquer explicação que a partir deste sábado, dia 22 de janeiro, vai cancelar o atendimento sem agendamento prévio em Coimbra, um regime que na semana passada o órgão descreveu como de “sucesso” após a introdução e anúncio do alargamento desta modalidade de atendimento aos imigrantes em todo o país.

Deste modo, a nível da zona do país, o SEF continuará a atender sem marcação prévia em Aveiro, mantendo igualmente a “Casa aberta” nos restantes pontos do país a todo os imigrantes que pretendam fazer a alteração de credencias (e-mail e password) de acesso ao Portal SAPA e ao Portal ARI (vistos Gold).

A modalidade denominada “casa aberta” já havia sido introduzida à título experimental “com sucesso” em Lisboa e estava disponível desde o passado sábado em Coimbra.

No entanto, “todos os interessados devem estar previamente registados no Portal SAPA”.

Em nota anteriormente divulgada, o SEF destacava o “sucesso” que foi a introdução desta modalidade de atendimento e anuncia que o regime será a alargado aos imigrantes em todo o país.

“Depois do sucesso da modalidade ‘casa aberta’ verificada no posto de atendimento da Av. António Augusto de Aguiar, em Lisboa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai alargar a todo o país este regime, que permite, sem marcação prévia, a alteração de credencias (e-mail e password) de acesso ao Portal SAPA e ao Portal ARI, já a partir da próxima segunda feira, dia 10 de janeiro”, indicou na altura o órgão responsável pela legalização de cidadãos estrangeiros em Portugal.

São os seguintes os horários e dias de atendimento nos diferentes posto do SEF:

No norte do país (de segunda a sexta-feira)

CNAIM no Porto – das 12:00 às 13:00;

Delegação Regional de Viana do Castelo – das 15:00 às 16:00;

Sede da Delegação de Braga – das 11:00 às 12:00.

Na região Centro (de segunda a sexta feira)

Loja do Cidadão de Coimbra – entre as 11:00 e as 12:00 (CANCELADO)

Aveiro – entre as 11:00 e as 12h00

Alentejo (de segunda a sexta feira)

Delegação de Évora – das 09:00 às 10:00

Delegação de Portalegre – das 09:00 às 10:00

Algarve (de segunda a sexta feira)

Delegação de Tavira – entre as 09:00 e as 10:00

Delegação de Portimão terá dois atendimentos diários.

Madeira e os Açores

Delegação de Ponta Delgada (às segundas e quartas feiras)

Nestes dois postos será feito o atendimento para alteração de credencias
Horário: 09:00 às 10:30

Delegação de Angra do Heroísmo (apenas às quintas feiras)
Horário: das 09:00 às 17:00.

Na região Autónoma da Madeira

Loja do Cidadão do Funchal (às terças e quintas feiras)

Horário: entre as 09:00 e as 10:00. (MM)

https://m.youtube.com/watch?v=wPnR5n-Ecs4&feature=youtu.be0

(MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here