Sorrir é o melhor Remédio

0
102

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Sorri. Sorri, porque um sorriso faz milagres. Sorri, porque um sorriso é contagiante. Sorri, porque um sorriso cura todos os males. Sorri, porque um sorriso gera amizades. Sorri, porque um sorriso termina discussões. Sorri, porque um sorriso espalha alegria. Sorri, porque um sorriso… Sorri, porque sorrir é realmente o melhor remédio.

Estamos no início do Outono. Brevemente, os dias vão ficar mais curtos e mais cinzentos. A falta da luz do sol tem a tendência para criar tristeza e depressão. Não sou eu que digo, está cientificamente provado e associado à falta da Vitamina D que absorvemos em dias ensolarados. Então, para mantermos a nossa boa disposição e cuidarmos do nosso bem-estar temos de encontrar formas de combater esta tendência. Como? Sorrindo. Sorrindo é sempre o melhor remédio, e, o mais barato.

É importante, essencial e obrigatório sorrires até que te doam os dentes, sempre. Estudos científicos comprovam que sorrir tem a capacidade de estimular pensamentos felizes, mesmo quando não estamos particularmente felizes. Ou seja, um sorriso tem a capacidade de criar o bem-estar mesmo quando não estamos para lá virados. E, para além disso, um sorriso é altamente contagioso. Ou seja, quando sorrimos o “mundo” à nossa volta sorri. Para além do que já mencionamos sorrir tem benefícios físicos.

Passo a citar 3 benefícios físicos diretamente relacionados com um simples sorriso:

Benefício 1 – Diminui o Stress
Sorrir diminui o stress! Como? Quando sorrimos acionamos movimentos em alguns músculos que geram a libertação de endorfinas. A endorfina é uma substância química, uma hormona, que melhora o sistema nervoso central proporcionando a elevação da autoestima, reduzindo os sintomas depressivos, a ansiedade e… o stress!!! Ou seja, quanto mais sorrirmos mais endorfinas libertamos e sentimos menos stress.

Benefício 2 – Melhora o Sistema Imunitário
Por incrível que pareça sorrir melhora o sistema imunitário, por isso se utiliza a expressão “rir é o melhor remédio”. Como? Quando sorrimos para além de libertarmos endorfinas também libertamos serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que para além de inibir a ira e a agressão, ajuda a melhorar o sistema imunitário. Este fenómeno é comprovado por vários relatos de pacientes que se curaram, perante o espanto dos médicos que os acompanhavam, mantendo-se com uma atitude positiva e sorrindo.

Benefício 3 – Diminui a Pressão Arterial
Outro benefício da libertação de endorfina através do sorriso é a redução da pressão arterial. Ou seja, sorrir diminui os riscos de problemas cardiovasculares!!! Um sorriso pode prevenir um “ataque de coração”.
Resumindo e concluindo: sorrir faz-te sentir bem por fora e por dentro! E, o melhor de tudo: não custa nada sorrir!!! Então vamos sorrir porque é o melhor remédio!

E perguntam-me vocês: como vamos sorrir e contagiar os outros com o nosso sorriso enquanto usamos máscaras? Eu respondo: quando sorrimos não sorrimos apenas com os lábios, sorrimos com os olhos e com o coração, e a libertação desta energia é que afeta os outros. Lembrem-se que somos transmissores e recetores de energia. Para além disso um verdadeiro sorriso vê-se no olhar. Portanto, sorri, sorri mesmo com máscaras e mantendo a distância de segurança… O sorriso vai chegar onde tem de chegar e aumentar o teu bem-estar. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here