Tempere com Saúde sua Vida: Utilize “Ervas e Especiarias” na alimentação

0
224

Dra. Michele Miranda de Almeida
Consultora Nutricional
É possível aliar a saúde ao sabor, na rotina diária, a partir de receitas com redução de sódio e calorias.

O que são Ervas e Especiarias?

ERVAS
São as folhas perfumadas das plantas que não tem talos de madeira e, leva-se em conta seu sabor, aroma e qualidades medicinais e por isso são utilizadas na culinária, na medicina e com propósitos espirituais.
Na maior parte dos casos, as plantas vem de zonas de clima moderado. As ervas são mais aromáticas quando estão frescas.
As principais ervas são: “manjericão, orégano, cebolinha, manjerona, salsa, alecrim, sálvia, hortelã, tomilho.”

ESPECIARIAS
As especiarias são as cascas, bagas, frutas, raízes e talos de todas as espécies de plantas. A maioria destas especiarias são encontradas na Ásia e nos países tropicais como o Brasil.
As especiarias são frequente mais fortes quando estão na forma de um pó seco. Além do uso na culinária, as especiarias eram utilizadas na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos. Devido à presença de óleos essenciais as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuados.

As principais especiarias são: “pimenta do reino, canela, noz-moscada, cravo-da-índia, baunilha, gengibre, coentro, piripiri (pimenta malagueta), mostarda em grão, açafrão, pimenta da Jamaica.”

pimenta-malagueta é uma variedade de Capsicum frutescens muito utilizada em Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique e Portugal. Também é conhecida pelos nomes de piripiri,  jindungo,  maguita-tuá-tuá,  nedungo.
Em Angola, Moçambique e Portugal são chamados piripiri os frutos menores e malagueta os maiores. Normalmente, são usados secos para condimentar carnes.

Como se dá o Preparo e Armazenamento?

Preparo: As ervas podem ser utilizadas na sua forma fresca ou desidratada. Elas devem ser acrescentadas a preparação no final do cozimento, para evitar a perda do seu gosto e de suas substâncias medicinais. Podem ser usadas também para temperar e marinar os alimentos. Já em prepararações que não necessitam de cozimento, devem ser colocadas bem antes da hora de servir, para que possam misturar-se e dar sabor aos outros ingredientes do prato.

•Armazenamento: Ervas e especiarias podem ser armazenadas em recipientes à vácuo. A maioria das especiarias fica bem armazenada por cerca de um ano, duas vezes mais que as ervas secas, que, quando armazenadas na geladeira, têm vida útil de seis meses.

“As ervas frescas são um recurso maravilhoso na cozinha.” 

Além de suas propriedades medicinais, possuem um sabor inconfundível e oferecem a nossos alimentos e pratos quotidianos um toque especial. Mas o principal problema em relação às ervas frescas é que é muito difícil conservá-las. A não ser que cultivemos em casa tomilho, hortelã, manjericão ou alecrim, o mais comum é que, pouco tempo depois de tê-las colhido ou comprado, elas estraguem.

“Você não precisa mais jogá-las fora.”

Se você congelar suas ervas aromáticas favoritas com um pouco de azeite de oliva  extra-virgem conseguirá um recurso culinário incrível.

Se congelar minhas ervas frescas, elas perderão suas propriedades?

A maioria das plantas e dos vegetais mantém melhor suas propriedades se consumidas em sua forma fresca. Entretanto, no que se refere às ervas aromáticas,  “existem muitas maneiras de consumi-las sem que suas virtudes essenciais se percam.”

Podem ser consumidas as ervas aromáticas desidratadas (orégão, manjericão…)
Os óleos essenciais são outros modos maravilhosos de utilizá-las.
Combiná-las com azeite de oliva extra virgem potencializará suas propriedades.

“Congelá-las não altera em absoluto sua composição, nem suas virtudes originais.”

O azeite de oliva pode ser congelado?
A resposta é “sim”, o azeite de oliva pode ser congelado sem que suas propriedades sejam alteradas.

Todavia, uma vez descongelado, o azeite de oliva deve ser consumido no mesmo dia.

No caso de reservá-lo para os dias seguintes, ele já não estará bom para consumo.

Também não se deve congelá-lo novamente.

Há diferentes versões de azeite próprios para o consumo. O azeite extra virgem é considerado o mais saudável e tem sabor e aroma bem definidos. O refinado apresenta baixa qualidade, mas ainda mantém ácidos graxos na composição.
Fato é que o azeite de oliva extra virgem pode ser considerado um importante aliado à saúde, e estudos recentes mostram que ele pode, inclusive, reduzir a pressão alta.

“Segundo os cientistas de uma pesquisa divulgada pelo periódico Clinical Nutrition, o azeite extra virgem é considerado um alimento funcional natural que pode produzir benefícios para a saúde cardiovascular graças à sua composição nutricional e potencial ação antioxidante.”

“Além disso, vale ressaltar que a hipertensão é um fator de risco primário para doenças cardiovasculares, e que pode afectar aproximadamente 40% dos adultos com mais de 25 anos.”

O azeite possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além de propriedades antioxidantes que proporcionam vários benefícios à saúde. O azeite de oliva é formado quase que completamente por ácido oleico. O mais comum é que comece a endurecer a partir dos 4 °C. Quando chega aos 0 °C, já apresenta alguns grumos, que dão seguimento à solidificação. É um processo totalmente natural, sem riscos. O congelamento não afecta sua composição, e seus ácidos graxos essenciais.

Benefícios de congelar ervas frescas com azeite de oliva?

É um processo simples, saudável e eficaz para conservar as propriedades tanto do azeite de oliva quanto das próprias ervas aromáticas.

Benefícios para sua saúde
O azeite de oliva, combinado ao alecrim, tem um efeito anti-inflamatório.

O azeite de oliva, combinado a ervas aromáticas como o manjericão, o tomilho ou o alecrim, ajuda-nos a fortalecer o sistema imunológico.

Se você sofre com indigestão, gases ou acidez, experimente combinar o azeite de oliva com algumas folhas de hortelã. O resultado é incrível, além de ter um sabor muito agradável.

Como congelar as ervas frescas com azeite de oliva?
Escolha as ervas frescas mais adequadas. O melhor é utilizar as plantas “mais resistentes” e com maior poder antioxidante. Como exemplo:
Alecrim
Tomilho
Orégão
Hortelã-pimenta, ou hortelã-da-folha-miúda
Sálvia
Funcho

Como preparar:
Depois de escolher as ervas frescas, lave-as bem e corte-as em pedaços pequenos. A ideia é que caibam em cada espaço na bandeja de gelo.

Em seguida, coloque as ervas em cada quadradinho da forma.

Então, despeje o azeite de oliva extra virgem até preencher todos os espaços.

Por último,  cubra tudo com o plástico-filme para melhor conservá-las e para que não derrame. Agora, só falta levar ao congelador.

Desinformar e utilizar por ate 2 meses, conservar na geladeira.

Receita de Salada verde com ervas aromáticas

INGREDIENTES
•2 pés de alface
•1 pé de chicória
•1 unidade de agrião
•1 dente de alho bem socado
•1 colher (café) de cada uma dessas ervas aromáticas: manjericão, cebolinha verde, manjerona e salsa, todas bem picadinhas
•4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
•2 colheres (sopa) de vinagre
•1 colher (café) de mostarda
•Sal e pimenta do reino à gosto

MODO DE PREPARO
Higienize a alface, a chicórea e o agrião.
Destaque as folhinhas de agrião dos talos, corte as folhas das alfaces e da chicórea com as mãos, enxugue-as bem, envolva-as em um pano de prato e leve à geladeira até a hora de temperar e servir.
Misture o azeite extra virgem com o vinagre, acrescente a mostarda, sal e pimenta do reino à gosto.
Bata bem, junte o manjericão, a cebolinha verde, a manjerona, a salsa e bata vigorosamente.
Leve à geladeira e, na hora de servir, despeje sobre a salada, misturando tudo delicadamente.

Data da última revisão: 21de Outubro de 2020
Fontes consultadas:
www.nutritotal.com.br/publico-geral
Referência bibliográfica:
Alcaide-Hidalgo JM et al.,O extrato de azeite de oliva (não filtrado) contém peptídeos e possui inibidores da ECA eatividade anti-hipertensiva. Clinical Nutrition, 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here