Tenho um Desafio: E@gora?

0
430

Adelaide Miranda
(Escritora, Engenheira, Empreendedora)
Tenho escrito sobre temas variados, nas últimas semanas. Contudo, hoje, senti a necessidade de falar diretamente contigo. Contigo que estás a ler este artigo. Porquê? Porque sinto que por vezes generalizamos e não falamos diretamente com as pessoas. Hoje, por algum motivo, esta mensagem é dedicada especialmente a ti.

Antes de mais, gostaria de dizer-te que está tudo bem. A sério. Está tudo bem. Está mesmo tudo bem. Se neste momento estás a passar por um desafio, acredita que está tudo bem. Nada é fixo ou permanente, tudo passa. Esse desafio também vai passar. Contudo, vai passar mais rápido se pensares nas possíveis soluções e não no desafio em si. Faz-te as seguintes perguntas: O que é que eu posso fazer para solucionar este desafio? Quem me pode ajudar? Existe mais alguma coisa que possa ser feita que eu não estou a ver de imediato?

É importante, essencial e obrigatório focarmo-nos nas soluções. Ao focarmos nas soluções conseguimos mais facilmente resolver o desafio. Ao forcamos no desafio, não conseguimos resolver porque não pensamos nas soluções e, sentimos ansiedade, stress, medo… Há que perceber que tudo tem solução. Acredita, tem mesmo: tudo tem solução. Basta analisarmos os desafios como analisamos problemas de matemática: Quais são os dados que tenho? O que é que posso fazer com o que tenho? Que informação é passada pelos dados que tenho? O que está em falta? O que preciso fazer para encontrar o que está em falta?

A vida é muito mais simples do que parece, sabes? Esta tendência que o ser humano tem de a complicar é que acaba por “estragar” tudo. Seja qual for o teu desafio, peço-te para tirares 10 a 15 minutos do teu dia e conectares-te com a Natureza. Seja num parque, na praia, na serra, no jardim… Senta-te por 10 a 15 minutos e observa tudo à tua volta. Conecta-te com a natureza, respira fundo, e apenas permanece por ali. Não lutes contra os teus pensamentos, deixa-os fluir. Não forces pensamentos, permite a tua mente estar calma e pensar no que quiser pensar. Irás sentir a calma, a paz, a serenidade, a harmonia… E, carrega esse estado de energia contigo. Carrega-o durante o dia e permite-te apenas estar.

As soluções aos teus desafios irão chegar. Como peças de um puzzle, a informação que tens dentro de ti irá encaixar as várias peças e de repente fazer sentido. Não desesperes, apenas foca-te no momento presente. Esta é a forma de encarar todos os desafios que temos na vida. E, uma coisa é certa, viver é um desafio. Um desafio onde existem várias opções, vários momentos… O importante é vivermos cada momento.

Espero que esta mensagem tenha feito sentido. Pareceu-me que precisavas de ler isto. Pareceu-me que precisavas de saber que está tudo bem. Pareceu-me que precisavas de entender que a melhor forma de resolvermos os nossos desafios é pensando nas soluções, estando presente no momento e conectar com o nosso eu interior.

Esta fim de semana foca-te no teu mundo interno, contudo, sem nunca descurar do mundo externo. O risco da pandemia continua bem presente nas nossas vidas. Toma as precauções que achares necessárias para cuidares de ti e dos outros. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here