Viver o Dia a Dia – Descansar

0
213

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Com foco nas férias que se avizinham quero falar contigo sobre descanso. Temos falado sobre vários temas, sobre o teu desenvolvimento pessoal, sobre as tuas finanças, sobre os teus objetivos, sobre a tua visão de vida, sobre o teu propósito, sobre disciplina… Mas, não me lembro de ter mencionado algo que é tão importante quanto tudo o resto: Descanso.

Descansar é importante, essencial e obrigatório. Não tem como viveres uma vida plena se não incluíres o descanso como um dos fatores principais. Descansar, para recarregar energias. Descansar, para regenerares as tuas células. Descansar, para tornares o teu cérebro mais eficaz.

Imagina um condutor alcoolizado. O seu tempo de reação diminui, o que significa que ele demorará mais tempo a aperceber-se de uma situação de perigo, assim como mais tempo a responder à mesma. Por isso, o célebre slogan: “se conduzir, não beba. Se beber, não conduza”. A verdade é que quando estamos sobre o efeito do álcool é como se o nosso corpo e cérebro tivessem em modo “reset”, ou seja, muito semelhante àquelas atualizações que o nosso computador de vez em quando faz e que não nos permite aceder a algumas funcionalidades ou demora anos para lá chegar.

E, estou a falar nisso porque… Porque quando vivemos sem descansar o suficiente é o mesmo que estarmos sobre o efeito do álcool. O que significa que a maioria de nós anda pela vida em modo “alcoolizado”, em modo, na forma mais grossa, bêbado. Quando não descansamos é como se estivéssemos embriagados e com o tempo de reação reduzido.

Adelaide, queres dizer que ando a tomar decisões e a viver a minha vida com tempo de reação reduzido? Sim! É isso mesmo que quero dizer. É óbvio que muitos de nós vamos obtendo resultados, mas ao custo da nossa saúde. Não somos máquinas e não conseguimos viver sem descansar para sempre.

Eu tinha a mania de dizer “eu descanso quando estiver no cemitério”. Hoje, ao lembrar-me disso até me arrepio, porque a viver da forma como eu estava a viver estava certamente a fazer com que a minha chegada ao cemitério fosse mais rápida. Ao não descansar estava a acelerar a minha viagem até ao destino final. E, a verdade é que com descanso tenho conseguido ainda melhores resultados e aproveitado mais a minha vida.

Então, o que é isso de descansar? Descansar tem muito que se lhe diga, descansar não é apenas estar sentado no sofá a vegetar ou a perder horas e horas em frente ao telemóvel nas redes sociais.

Descansar significa fazer algo de diferente. Descansar significa acordar um dia sem despertador, sem tarefas a cumprir. Descansar significa passear na praia, no parque, na rua, sem direção, sem preocupações a observar a paisagem à volta. Descansar significa ver um filme sem estar preocupado com o que vou fazer a seguir. Descansar significa fazer um bolo, cozinhar ou uma atividade que não se faz no dia a dia. Descansar significa sair e caminhar calmamente sem destino. Descansar significa viver no momento, naquele momento sem preocupações, sem pensar no que ficou por fazer…

Descansar significa viver a vida e aproveitar os momentos de pausa e de silêncio. Assim, convido-te a descansar. Convido-te a tirares tempo na correria do teu dia a dia para parares e, simplesmente, respirares.

Descansa, mas não descuides de ti. A pandemia continua por aí. Não te esqueças de continuares com os cuidados essenciais: máscaras e distâncias de segurança (sempre que possível).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here